14 de março de 2012

Partidos Políticos tem baixa representatividade feminina nas Comissões Executivas



Íntegra do pronunciamento da jornalista Katiuscia Freitas na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Divinópolis/MG sobre várias questões relacionadas às mulheres.

Boa tarde a todos os cidadãos que acompanham pela TV mais esta Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Divinópolis/MG. Boa tarde senhor presidente, demais vereadores, público aqui presente, colegas da imprensa, servidores desta casa, boa tarde.

Na semana passada comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Uma data para pensarmos o verdadeiro papel da mulher em nossa sociedade. As mulheres hoje são 51% da população, somos maioria dos eleitores, e mesmo assim nossa sociedade, em vários segmentos ainda é voltada para os homens.

Em pleno Século 21 as mulheres ainda sofrem de violência doméstica em todas as suas formas. As denúncias de violência doméstica tem chegado, mas a cultura da violência ainda não acabou. Muitas mulheres, devido a pouca escolaridade, falta de formação profissional, cultura social de submissão ao homem, baixa auto estima, dependência financeira, ameaça, dentre outros fatores, ainda permanecem em situação degradante.

Muitos profissionais que lidam diretamente com atendimento à mulher em situação de violência não estão bem preparados para a tarefa. Policiais, profissionais de saúde, muitas vezes, criticam e deixam a entender que a mulher está apanhando porque quer, que é só largar o companheiro. Se fosse tão fácil, certamente todas estas mulheres já teriam abandonado um relacionamento doentio.

Nossa sociedade avançou e temos hoje várias mulheres como chefes maiores de um país, como aqui no Brasil temos a presidenta Dilma. Mas a representação feminina no congresso nacional é baixíssima. Apenas 12% dos nossos representantes no Congresso Nacional são mulheres e esta tendência acontece também nos estados e municípios, ficando em média, em apenas 8% o número de mulheres eleitas no país. Aqui em Divinópolis vemos claramente esta situação: de 13 vereadores, temos apenas uma mulher. Porque?

Certamente em todos os partidos temos mulheres capazes para disputar uma vaga no poder Legislativo Municipal, mas como eu disse no princípio, nossa sociedade é feita para os homens. Dos 25 partidos registrados aqui em Divinópolis, apenas em 4 deles temos uma mulher como presidente. Somando todos os membros das Comissões Executivas destes partidos, são 124 pessoas e apenas 28 mulheres estão nos principais cargos dos partidos, e geralmente no cargo de secretária ou algum setor específico para mulher. Isso significa pouco mais de 22%.  Porque as mulheres só chegam até secretárias? Homens não sabem escrever atas e correspondências ou é preconceito mesmo? Dos 25 partidos, em 8 NÃO TEM NENHUMA mulher na Comissão Executiva.

O PPS é um dos partidos que dá atenção e valoriza a mulher realmente e não apenas nos discursos. Aqui em Divinópolis temos uma mulher como presidente e dos sete membros, três são mulheres.

Você que está em casa, no trabalho, e não entende muito de política, sabe qual é o reflexo da baixa representatividade das mulheres nas direções dos partidos? O reflexo é que a maioria dos esforços dos partidos, capacitação, formação política, investimento financeiro nas campanhas vão para os homens.

Em uma sociedade evoluída não deveríamos ter a necessidade de cotas, mas no Brasil ainda é preciso. Que todos os partidos de Divinópolis lancem como candidatas nas próximas eleições o mínimo de 30% de mulheres, mas que não façam apenas a indicação de nomes para preencher legenda como acontece normalmente. Que as mulheres recebam a mesma atenção e formação política, e principalmente os mesmos recursos financeiros que são investidos nos homens, para concorrerem em pé de igualdade.

Está comprovado que a mulher é mais sensível, se preocupa mais com o próximo, é menos corrompida e corrompe menos do que os homens. A mulher é dinâmica, consegue ser a profissional que sai de casa para ganhar o seu sustento, cuida da casa e de toda família. As mulheres não merecem ser tratadas com desprezo pelos partidos políticos como acontece muitas vezes em nosso país. Esta na hora disso mudar!
O Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres elegeu recentemente em uma reunião idônea, cumprindo todos os protocolos, suas novas representantes da sociedade civil e possivelmente nos próximos dias a nova direção do conselho será empossada.

Assim que a nova diretoria do conselho tomar posse uma das primeiras ações será a elaboração do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, nos moldes dos planos estaduais e nacionais de políticas para as mulheres, a partir de audiências públicas; para saber das próprias mulheres, de todos os setores da sociedade; saber de quem realmente sofre, o que precisa melhorar.

A elaboração deste Plano Municipal de Políticas para as Mulheres está prevista no Plano de Governo do prefeito Vladimir e, sabendo de sua sensibilidade, a nova diretoria do conselho deverá ser empossada em breve para que já comece a realizar as audiências.

Para finalizar gostaria de falar sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, que devido a minha profissão e confiança das pessoas com quem trabalho, venho acompanhando bem de perto cada etapa vencida. Só quem paga aluguel há muitos anos, como eu pago há mais de 12 anos e tenho 3 filhos, é que pode realmente dar valor a esse programa. Através das entrevistas que realizei, dezenas de entrevistas, pude acompanhar a ansiedade das pessoas pela realização do sonho da casa própria e também a felicidade das que já receberam. Fiz muitas amizades, fui convidada e visitei a casa de muitas mães de família que já receberam suas casas no residencial Vila das Roseiras.

Se Deus quiser estarei presente no mês de maio na entrega das 311 casas no Residencial Elizabeth Nogueira e no dia 01 de junho estarei com as outras 497 famílias, pois eu serei a outra a receber minha casa. Das ações mais efetivas de um governo, a realização do sonho da casa própria é, talvez a mais palpável para as famílias carentes. É com a casa própria que as famílias podem sair do aluguel e sobra mais dinheiro para dar um pouco mais de dignidade às famílias que contam as moedas para pagar as despesas do

Senhor presidente, gostaria de agradecer a cessão deste espaço, e dizer a todos que os dados relacionados aos partidos políticos de Divinópolis, aqui mencionados, foram retirados do site do Tribunal Superior Eleitoral, partido a partido. Obrigada e tenham todos uma boa tarde.