21 de junho de 2011

Mulheres representam maioria do eleitorado brasileiro

Do total de 127,4 milhões de eleitores brasileiros, 65,9 milhões (51,7%) são mulheres, segundo balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O levantamento indica ainda que as mulheres também estão à frente dos homens quando considerados os níveis de escolaridade dos eleitores por sexo. No Brasil, há mais eleitoras com nível superior, com segundo grau e com primeiro grau completo do que eleitores homens. No entanto, elas também são maioria entre os analfabetos.
No Brasil, há 4,384 milhões de eleitoras analfabetas contra 3,840 milhões de eleitores homens. As regiões mais ricas e desenvolvidas concentram os piores indicadores de alfabetização para as mulheres.
No Sul e no Sudeste, o número de iletradas mulheres supera o dos homens --dos 676,3 mil eleitores analfabetos da região Sul, 411,2 mil, ou seja, 60,8%, são mulheres. O Sudeste conta com 1,2 milhão de eleitoras iletradas contra 867 mil de homens analfabetos.
No Nordeste, que concentra cerca de 4,2 milhões de iletrados, o número de analfabetas é menor, de 2,084 milhões. No Norte também: há mais eleitores (401 mil) do que eleitoras (387 mil) analfabetas.
Escolaridade
No Sudeste, dos 2,4 milhões de eleitores com nível superior completo, 1,3 são mulheres, cerca de 55%. Na mesma região, entre os 7,8 milhões que possuem segundo grau completo, cerca de 58% são mulheres. Nas demais regiões, os percentuais são semelhantes.
Segundo o TSE, os homens lideram apenas entre os eleitores de baixa escolaridade --eles são maioria em todas as regiões apenas entre os que conseguem ler e escrever (cerca de 10,4 milhões), ou não conseguiram terminar o primeiro grau (22,1 milhões).