3 de agosto de 2011

Subrepresentação das mulheres no Legislativo e Executivo municipal

Nos 99 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Divinópolis-MG, o poder Executivo não teve nenhuma prefeita e apenas uma mulher foi eleita como vice prefeita.
No Poder Legislativo municipal a coisa é ainda pior. Nas centenas de vereadores que passaram pela Câmara Municipal, apenas 4 (quatro) foram mulheres. O que é um completo absurdo para uma cidade que tem agora 216 mil habitantes e mais de 50% são mulheres.
É praticamente inconcebível a idéia de que no meio de tantas mulheres, a maioria com maior escolaridade do que os homens; não existam mulheres capazes de serem candidatas e eleitas para atuar tanto no poder Legislativo quanto no Executivo.
Esse quadro terrível de subrepresentação feminina da política de Divinópolis é fruto de partidos com pensamentos ultrapassados, machistas e paternalistas, pensamentos de alto proteção da própria raça, já que são eles, os homens, que estão à frente dos partidos.
Um político um dia me perguntou: para o que é que você acha que existem os partidos políticos? Eu inocentemente comecei a falar que era buscar o bem e melhorias para a população, etc, etc... Mas a resposta que esse político me deu, me fez cair das nuvens de ilusão nas quais eu agora acho que vivia. Esse político me respondeu: para chegar ao poder! Apenas isso. E com esta resposta curta ele roubou minha inocência política que não voltará nunca mais.
Seguindo essa lógica de chegar ao poder, os partidos políticos devem abrir os olhos e começar rapidamente a sondar no meio das lideranças femininas, as que podem ter sucesso na carreira política. Não adiantam ficarem protegendo só os amigos, os companheiros, pois é sabido que os homens são mais corruptíveis e mais fácil perdem os mandatos, que são dos partidos.
Não é segredo para ninguém que acompanha a política em Divinópolis que a maçonaria, há anos, participa, decide e influencia em várias questões ligadas a política na cidade. Isso é mais um desafio que as mulheres divinopolitanas devem ultrapassar, pois maçonaria é formada por homens e voltada para eles. São eles também importantes “patrocinadores” das campanhas políticas.
Nada contra a maçonaria, que até admiro seus “integrantes”, mas ser eleito com o apoio de um grupo tão unido e forte não pode ser considerado uma coisa extremamente difícil. A exemplo disso, atualmente temos deputados federais, estadual, vereadores... todos maçons. Sem contar os maçons que ocupam vários cargos de confiança e atuam como secretários municipais.
As mulheres tem sim condições de aos poucos ocupar esse lugar que ora é predominantemente masculino, já que, comprovadamente os eleitores por todo o país estão insatisfeitos com a grande maioria dos políticos, e a esmagadora maioria destes, são homens.