14 de outubro de 2011

Avanço das mulheres na política elege primeiros-cavalheiros no Mato Grosso do Sul


Eduardo Penedo
O deputado estadual Eduardo Rocha, que gosta de ser chamado de ‘primeiro-damo’, é um exemplo de que ao menos quando em sua casa se fala em política manda mais a mulher, no caso, a vice-governadora Simone Tebet. Que a mulher está buscando seu lugar ao sol isso é fato sacramentado.Elas ocupam cargos de ministra do Superior Tribunal Federal (STF), prefeitas, deputadas, vereadoras e tantas outras funções de comando Brasil afora.
A presidenta Dilma Rousseff (PT) está ai para reforçar essa máxima. E para o homem que antes era detentor dos poderes políticos sobrou o cargo outrora ocupado pelas mulheres de primeira-dama para o ‘primeiro-damo’, melhor, primeiro-cavalheiro como são chamados os maridos das damas que comandam o Executivo, como governos e prefeituras.
Apesar de o Brasil eleger a primeira mulher presidente da história, só duas comandam estados do país. Com o resultado, o consecutivo aumento de mulheres eleitas governadoras nas últimas eleições é interrompido.
Em 2006, foram eleitas três mulheres – o recorde. Em 2002, foram duas; em 1998, uma. Em 1990, só os homens foram eleitos para o cargo.
Em Mato Grosso do Sul isso já virou rotina para alguns homens. Pelo menos em nove municípios o comando da administração está nas mãos das mulheres.
Para exemplificar essa sina que se tornou ser ‘primeiro-damo’ para alguns homens está o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), hoje deputado estadual.
Segundo o parlamentar, ele já está acostumado em ser o primeiro cavalheiro - ele brinca que é primeiro-damo. “Fui o primeiro de Mato Grosso do Sul quando Simone Tebet [eleita no ano passado vice-governadora de Mato Grosso do Sul] foi eleita prefeita de Três Lagoas e depois virei por 15 dias primeiro-damo do Estado”.
“Eu já estou acostumado com o cargo de primeiro-damo. Olha que eu vou ser ainda o primeiro-damo do Estado”, brinca o parlamentar.
Rocha comentou que a mosquinha azul da política o picou em razão de sua esposa Simone Tebet, que é filha do senador Ramez Tebet, morto em 2006, ingressou na vida pública.
No entanto, essa informação é rebatida por ela ao dizer que quem levou o marido para a política foi o seu pai Ramez.
“O Eduardo começou a gostar de política quando participou da campanha para o senado, a partir daí ele ficou motivado. Essa culpa não é minha, não”, brinca a vice-governadora.
Simone comenta ainda que Rocha nunca teve um cargo político quando ela era prefeita de Três Lagoas. “Eduardo é pau para toda obra. Quando teve uma enchente em Três Lagoas ele foi comigo dirigindo carro às 3 da manhã para visitar a população. Ele nunca se queixava de me acompanhar. Sempre trabalhava e não recebia nada por isso”, explica.
Rocha comenta ainda que muitas vezes teve de sair de madrugada do lado da Simone para visitar moradores com problemas. “No começo do mandato da Simone em Três Lagoas não tinha nem carro funcionando e eu ocupava a minha caminhonete para pegar terra para tapar buraco”.
Questionado se ele acha ruim ter sido primeiro-cavalheiro, ele diz que não vê nenhum problema. “Eu ajudei a Simone e ajudo quando ela precisar. Eu sempre fui mais de bastidor, agora me tornei deputado, posso ajudar a região do Bolsão [região de Três Lagoas, reduto eleitoral do casal] enquanto a Simone fica na vice-governadoria”, comenta.

História


O titulo de primeira-dama é o nome que recebe a esposa de um governante. Quando o homem é eleito prefeito, sua mulher se torna a primeira-dama da cidade; a mulher do governador torna-se a primeira-dama do Estado e a do presidente, primeira-dama da nação.
O marido da mulher que é eleita para um cargo político, por sua vez, é chamado de primeiro-cavalheiro. A criação do título é creditada ao ex-presidente dos Estados Unidos Zachary Taylor (1849-1850), o qual chamou Dolley Madison, esposa de James Madison, de "primeira-dama" (FirstLady, em inglês), durante o seu funeral, enquanto recitava um elogio escrito por ele mesmo.
O título também é dado a mulheres de cargos políticos como secretário. Como por exemplo: Primeira dama do secretário da Educação, do Desporto/Esporte, do Turismo, da Saúde