14 de outubro de 2011

Conheça a personalidade política de Dilma


Um dos elementos que costuma mais chamar a atenção nos políticos é a personalidade deles e a forma com que se relacionam com seus eleitores em potencial. Muitos deles deixam transparecer um lado mais brincalhão e descontraído, enquanto outros são mais frios e sérios.

O contraste entre a personalidade do ex-presidente Lula e Dilma Rousseff, por exemplo, é explícita. Enquanto Lula era visto pelo mundo todo como um líder carismático e simpático, Dilma vem sendo notada como uma política mais “firme” e séria.

A revista americana Newsweek a apelidou até mesmo de “Dilma Dinamite” em sua última edição. O título da reportagem também chamou a atenção : “Don’t mess with Dilma” (“não brinque com Dilma”, em tradução livre).

Outras mulheres da política mundial também têm uma personalidade que desbanca qualquer um que ainda acredite no protótipo do “sexo frágil”. Angela Merkel, Chanceler alemã, e Hillary Clinton, Secretária de Estado americana, têm uma postura séria e, apesar do preconceito ainda existe contra mulheres no meio político, conquistaram respeito.

Para a cientista política e professora da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Roseli Coelho, esse traço da personalidade da presidente brasileira não é negativo.

“Não é um traço simpático, mas as pessoas estão se acostumando e não poderia ser de outra forma.  Esse é o caminho que ela escolheu para criar uma persona política e tem a ver com o jeito pessoal dela pessoal, mesmo”, afirmou.

Para Roseli, o preconceito contra as mulheres dentro da política também está prestes a acabar. “Tenho a impressão de que em algumas décadas  essa diferença entre homens e mulheres na política vai desaparecer. Isso é um traço da modernidade. Tenho a impressão de que as últimas fortalezas do machismo estão caindo”. 


Fonte: Isabella Ayub