9 de abril de 2012

Discriminação contra mulheres pode excluir Arábia Saudita da Olimpíada



A recusa da Árabia Saudita em contar com mulheres na sua delegação para a Olimpíada de Londres pode custar caro ao país. Isso porque o COI (Comitê Olímpico Internacional) cogita excluir a nação de Londres 2012 por conta da discriminação.
A oficialização da decisão dos sauditas se deu na semana passada, através de comunicado público do príncipe Nawaf Ben Faisal:
- Não endossamos em nenhum momento a participação de mulheres sauditas na Olimpíada e em nenhuma competição internacional. Há centenas, talvez até milhares de mulheres sauditas que praticam esportes, mas em particular.
Em entrevista ao jornal inglês “Daily Mail” Sue Tibballs, presidente da Fundação dos esportes e fitness feminino, disse que a decisão dos árabes é “inaceitável”:
- A recusa da Árabia Saudita em mandar mulheres para a Olimpíada está diretamente em desacordo com um dos princípios fundamentais do COI, estabelecidas na Carta Olímpica, que diz que “qualquer forma de discriminação com relação a um país ou uma pessoa por motivos de raça, religião, política, sexo é incompatível com alguém que pertença ao Movimento Olímpico”.
A Árabia Saudita, junto com Brunei e o Catar, nunca mandaram uma mulher sequer para competir nos Jogos – o príncipe Nawaf, porém, disse que o Comitê Olímpico local não será contrário caso alguma mulher saudita resolva se preparar e se classifique por conta própria para a Olimpíada.

Fonte: R7