9 de abril de 2012

Projeto Mulher Cidadã leva informações sobre métodos contraceptivos

A coordenadora de Saúde da Secretaria de Política para as Mulheres (SEPMulheres), Suzy Chalub, reuniu-se na última semana, em Cruzeiro do Sul, com representantes do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, Coordenadoria Municipal de Saúde para as Mulheres, Conselho Tutelar, Centro de Referência Vitória Régia e Ministério Público, com o objetivo de avaliar o andamento do Projeto Mulher Cidadã de Planejamento Familiar.
Na avaliação foi constatado o aumento da procura do implante do dispositivo intrauterino (DIU) e de cirurgias de laqueadura conforme norma técnica no Mistério da Saúde. “É satisfatório ver que o nosso trabalho começa a reder frutos. Além do crescimento de mulheres que buscam outros métodos contraceptivos, também temos relatos de homens que optaram por fazer a cirurgia de vasectomia, uma vez que é um procedimento mais simples”, disse Suzy.
O Projeto Mulher Cidadã de Planejamento Familiar quer garantir assistência para mulheres e homens. A intenção é levar informação sobre os vários métodos contraceptivos e tratamento de doenças, por meio de palestras e oficinas de saúde sexual e reprodutiva. Assim, o casal pode decidir qual o melhor método.
“Estamos articulando uma parceria com os municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima para que as mulheres de lá também sejam beneficiadas com o Projeto Mulher Cidadã. Veremos a maneira mais adequada para que elas tenham acesso aos métodos cirúrgicos contraceptivos que são realizados no hospital de Cruzeiro do Sul. Não mediremos esforços para que todas as mulheres sejam assistidas e que o planejamento familiar seja oferecido para todas as famílias”, disse a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.
Nos dias 11,12 e 13 de abril, a SEPMulheres, em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde promoverá a segunda etapa do Projeto Mulher Cidadã com capacitação aos profissionais de saúde do Juruá onde o foco será o planejamento familiar.

Projeto Mulher Cidadã

O Projeto Mulher Cidadã tem como objetivo combater a falta de conhecimento em relação aos métodos contraceptivos, evitando, por exemplo, a gravidez precoce e os casos de jovens mulheres que aos 25 anos são mães de até 12 filhos. Para isso, o governo vai facilitar e promover o acesso aos diferentes métodos existentes, valorizando o planejamento familiar e a saúde do homem e da mulher.

Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/governo/19034-projeto-mulher-cidada-e-avaliado-no-jurua.html