16 de setembro de 2011

Aumento de vagas de vereadores em Divinópolis

O assunto do momento em Divinópolis/MG e em muitas cidades por todo o país é a votação de Emenda a Lei Orgânica do município que prevê o aumento de vagas de vereadores para a próxima legislatura.
Em Divinópolis atualmente são 13 vereadores e legalmente poderia ampliar para até 21 vagas. As discussões vêm se arrastando até que se chegou a um substitutivo que prevê o aumento para 17 vereadores para 2013. Esse substitutivo já foi aprovado em Reunião Extraordinária em primeira votação e após interstício de 10 dias passará por segunda votação em plenário.
O assunto é delicado e, por isso, as opiniões são divergentes. Há quem ache um absurdo o aumento de qualquer forma; outros falam que um aumento é inviável, pois a Câmara não teria recursos para este aumento; outros defendem que com mais vereadores a população teria mais representatividade; outros vão além e falam que pelo mesmo recurso financeiro (que não aumenta se tiver mais vereadores) o povo teria mais representantes; do tipo com o mesmo valor que pagamos pelo trabalho de 13 vereadores levaríamos 15,17,19 ou 21 pelo mesmo “preço”.
Tenho minha opinião formada, já declarei pelo twitter, mas vou deixar para que esta questão passe por uma segunda votação para emitir mais detalhadamente minha opinião e falar sobre o voto (e intenção) de cada vereador.