16 de setembro de 2011

Financiamento de Campanha

Um dos grandes empecilhos para as mulheres se candidatarem e saíram vitoriosas nas urnas é a freqüente falta de financiamento para suas campanhas. Maioria dos grandes financiadores de campanhas são homens que investem seus recursos nas candidaturas de candidatos – homens.
O financiamento público de campanha que está sendo debatido no Senado seria uma possibilidade de igualdade entre os gêneros, com as mulheres concorrendo com mesmo recursos que seriam oferecidos aos homens.
No entanto, os homens que estão no poder não querem facilitar em nada a entrada de mulheres na política, pois se as vagas tem número fixo a entrada de mulheres tiraria o lugar de muitos homens.
Fato que comprova isso é que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) rejeitou no mês passado a proposta que estabelecia o financiamento público de campanha eleitoral. Os homens que lá estão, pois são esmagadora maioria, não querem que seja extinto todo e qualquer tipo de doação privada, que são as doações que vem de grandes empresários e empresas como disse no princípio.
Sem o financiamento público de campanha as mulheres, em sua maioria, não concorrerão em igualdade de condições com os homens. Lamentavelmente!