16 de setembro de 2011

Cada um defende seu próprio umbigo

Como faço a vários anos, adoro acompanhar as reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Divinópolis e continuo fazendo isso. Venho observando a vários meses os pronunciamentos dos nossos vereadores e percebo que como acontece no Congresso, eles não querem nem saber das mulheres na política. O silencio fala por si!
Defendendo cada um o seu próprio umbigo, não me lembro de ter ouvido o pronunciamento de algum vereador incentivando ou defendendo a participação e entrada das mulheres na política em Divinópolis.
Já ouvi vários falando que o partido está aberto para novos filiados, não nada se destacar a entrada de mulheres. Parece que querem que aconteça o que acontece em todas as eleições. Nos últimos dias de entregarem a lista dos candidatos de cada partido escolhem alguma mulheres já filiadas em seus partidos apenas para cobrir buraco e tentar colocar 30% de mulheres como candidatas, o que determina a lei.
O fato de não investirem na formação antecipada das mulheres nos partidos, não as deixam em igualdade de condições com os homens. Espertos estes homens, defendendo o próprio umbigo. Humilhante e triste ver as mulheres se sujeitando a entrar de última hora nas listas de candidatos apenas para “cobrir buraco”.
As mulheres que quiserem se candidatar em 2012 devem ficar atentas pois o tempo para escolher um partido ou trocar de partido está se esgotando. Devem pensar em suas candidaturas desta já, pois os homens já pensaram a muito tempo e aqui em Divinópolis praticamente já estão em campanha. É só observarem como mudaram seus discursos e como estão tentando aparecer mais nos bairros.