16 de setembro de 2011

A terceira mulher mais importante do mundo e a Patrícia Poeta


A revista norte-americana Forbes divulgou no final do mês de agosto um ranking das mulheres mais poderosas do mundo. Em primeiro lugar estava a primeira-ministra da Alemanha, Ângela Merkel, e em segundo lugar apareceu a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.
Mas o melhor de tudo é que a terceira mulher mais poderosa do mundo é a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. Um dos critérios utilizados pela revista para escolha de Dilma que de ela fez história como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina.
Esse é um fato maravilhoso! Independente de partidos políticos, temos a terceira mulher mais poderosa do mundo liberando o nosso país. E está fazendo um bom trabalho, demitindo ministro após ministro para tentar frear a corrupção, sem medo de cara feia. Nesse ponto ela está se saindo melhor do que Lula que muita coisa ele “não viu”. Dilma vê e age!
Lamentável é o fato dos veículos de imprensa utilizarem o termo “faxina” para essa demissão de vários ministros e servidores de alto escalão em vários ministérios. Com os presidentes – homens – o termo faxina não era utilizado. Um fato que todos lembram era o jargão de que o ex-presidente Fernando Collor de Melo era o “caçador de marajás”, ele não fazia faxina.
O termo faxina está sendo utilizado machistamente porque temos uma presidente mulher, e mulher nesse país está ligada a faxina. Se o presidente fosse um homem certamente as noticias seriam diferentes, termos como “combate a corrupção”seriam bem mais usados, mas faxina nunca estaria ligada a uma atividade de um presidente, mas sim para uma presidenta.
Patrícia Poeta
Outro fato lamentável e que certamente ficará lembrado na história do jornalismo brasileiro foi a entrevista exclusiva vergonhosa que a jornalista e apresentadora do Fantástico, Patrícia Poeta, fez com no último domingo (11 de setembro de 2011) com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada.
A pauta claramente foi tentar fazer uma entrevista intimista com a presidenta, mostrando o lado menos formal de uma presidente deste grande país. Patrícia Poeta desperdiçou a grande chance de estar ali sozinha com a presidenta para uma entrevista exclusiva e disparou perguntas vergonhosas, que me fizeram querer furar um buraco no chão e enterrar minha cabeça, me escondendo como um avestruz.
Algumas das perguntas vergonhosas: A senhora já se sentou em todos esses sofás? Quem escolhe suas roupas? Aprendeu a se maquiar? Canta músicas para o seu netinho? Está usando agora mais saias do que calças? Sabe cozinhar? Qual a comida predileta? Etc etc...
Parece mais uma entrevista com uma pop star da musica para adolescentes... pelo amor de Deus! O bom foram as cortadas de Dilma!!! Cada pergunta imbecil recebeu uma patada a altura, com som suave, mas não deixou de serem patadas, bem dadas e merecidas!
As perguntas chegaram a ser desrespeitosas ao serem feitas para a terceira mulher mais poderosa do mundo, nossa primeira mulher presidente. O pior ainda veio depois ao perguntar se nas reuniões com suas secretárias, a presidenta e elas conversavam sobre roupas, sapatos....putz....mais machista não tinha jeito e o pior é que estas perguntas vieram de uma mulher. Até parece que uma presidenta não sabe ter reuniões sérias e que o assunto teria ser sobre maquiagem, roupas e sapatos, putz, entrevista imbecil, desrespeitosa e ridícula.
A leitura que tiro disso é que nosso país paternalista, machista, não está acostumado a ver as mulheres no poder. Nem as mulheres ainda se acostumaram com isso. Uma pena! Mas isso tem que mudar! Mulheres são capazes e tem que ocupar o lugar que os homens ainda são maioria, mas que estão desperdiçando e envergonhado!