25 de novembro de 2011

Brasil é país de língua portuguesa com menos mulheres no Congresso Nacional

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) revela que dentre os oito países que falam português, o Brasil é o que menos tem mulheres no Parlamento Nacional. Segundo o documento Desenvolvimento Humano 2011, divulgado no início de novembro, apenas 9,6% das cadeiras do Congresso são ocupadas por parlamentares femininas.
O relatório, compilado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mede o Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, o que inclui desigualdade de gênero nos 187 países pesquisados.

A encarregada de Informação do PNUD, em Nova York, Carolina Gomma Azevedo: "O Brasil, apesar de ter uma mulher chefe de Estado, não tem nem 10% de mulheres no Parlamento. Angola, Moçambique tem quase 40% de mulheres no Parlamento. Cabo Verde tem 20% e Guiné-Bissau 10%. Então é interessante ver essa disparidade. Não estamos conseguindo eleger as mulheres ou criar incentivos suficientes para que elas participem na vida pública."

Ainda sobre os países lusófonos (de língua portuguesa), Portugal tem cerca de 27,4% de mulheres no parlamento, São Tomé e Príncipe 18,2% e Timor-Leste mais de 29%. O relatório do Pnud calcula vários fatores para tirar a média dos países em desigualdade de gênero. Entre eles estão: escolaridade, presença feminina em cargos públicos eletivos, taxas de fecundidade entre adolescentes etc. No cômputo geral, Portugal é o país de desenvolvimento mais alto e Moçambique tem o índice de desenvolvimento mais baixo entre as nações lusófonas.

Fonte: http://www.agrosoft.org.br/