23 de novembro de 2011

Encerra nesta sexta-feira inscrição para o programa “Mulheres Mil”

Nesta sexta-feira, 25,  encerrarão as inscrições para os cursos do Programa do Governo Federal “Mulheres Mil” a ser ministrado gratuitamente pelo Instituto Federal Goiano – Campus Iporá (IF Goiano – Campus Iporá) na coordenação das Professoras Iraci Balbina Gonçalves Silva e Jaqueline Ribeiro de Rezende.

Foram ofertadas 100 vagas para mulheres com idade mínima de 18 anos, preferenciavelmente àquelas que sejam vulneráveis, o que, não exclui a possibilidade de qualquer mulher se candidatar às vagas. As vagas são para os cursos de Qualificação e profissionalização em manipulação de alimentos (Doces e desidratados); Panificação e, Hortas caseiras e viveiros.  

Vale enfatizar que o curso é gratuito – como são todos os cursos oferecidos pelo IF Goiano - e será fornecido ainda, todo equipamento necessário, desde material escolar, material de consumo, uniformes e uma bolsa que ainda não teve valor definido. O curso possui como objetivos melhorar a renda, despertar a vontade de estudo, o relacionamento interpessoal. E ainda, possibilitar noção de direitos e outros assuntos correlatos ao cotidiano das mulheres.

Como se inscrever
 
As candidatas deverão apresentar no ato da inscrição, original e cópia dos seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade; Comprovante de endereço; Comprovante de renda (se tiver) e, Comprovante de escolaridade. Nota: Só é necessário saber ler e escrever. O que não impede a mulher que saiba ler e escrever e que não possui o comprovante de escolaridade de inscrever.

Mais sobre o Programa Mulheres Mil
 
O Programa Mulheres Mil, faz parte do Programa Nacional Brasil sem miséria e possui como objetivo atender as mulheres por terem sido historicamente deixadas à margem da sociedade. E este programa representa uma conquista das lutas a favor da equidade de gêneros. Afirma a Professora Iraci Balbina.
Segundo a Professora Iraci Balbina Gonçalves Silva, o programa em sua primeira etapa aconteceu em 13 Estados da Região Norte e Nordeste do Brasil por serem regiões mais necessitadas e agora está em sua segunda etapa e acontecerá em 100 Institutos Federais de todo Brasil, sendo que no Estado de Goiás as cidades contempladas foram Ceres e Iporá.
Segundo as professoras, o objetivo do Governo Federal consiste em estender o programa a condição de política pública voltadas às mulheres.