13 de fevereiro de 2012

Mulheres batucam pelo fim da violência na Gigantes do Samba

Uma batida consciente vai ecoar na quadra da Escola Gigantes do Samba, situada na Bomba do Hemetério (RPA2), nesta quarta-feira (08), a partir das 17h, quando a Secretaria Especial da Mulher do Recife promoverá a atividade educativa “Batuque pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. A ação prepara o público feminino para brincar no Bloco Nem Com Uma Flor e está sendo realizada em todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s) da cidade.

A atividade será animada pela bateria mirim da verde e branca campeã do último Carnaval. Na ocasião, as moradoras da RPA 2 poderão trocar os produtos de higiene – creme de pentear, colônia, condicionador, depilador e pente – por uma senha. O comprovante dá direito a uma camisa do bloco que a portadora irá receber no dia 16, das 13h às 16h, na Praça do Arsenal - local de concentração da agremiação.

Única agremiação feminista do país, o Bloco Nem Com Uma Flor desfilará sairá na quinta-feira (16) da Semana Pré-Carnavalesca, às 17h, da Praça do Arsenal percorrendo as ruas do Recife Antigo. Com o estandarte lilás – a cor que identifica o Movimento Feminista Internacional – a agremiação escolheu por tema “Na terra do frevo as mulheres se fortalecem pelo fim da violência”.

Segundo a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, o desfile do bloco será animado pelas orquestras 100% Mulher e de Lourdinha Nóbrega. Este ano é o 11º Carnaval consecutivo da agremiação. O nome Nem com Uma Flor foi inspirado nos versos de um antigo frevo-canção composto por Capiba no final da década de 60, intitulado “Cala a Boca Menino”.