13 de fevereiro de 2012

Questão étnico-racial é suprapartidária, dizem lideranças

Em visita a capital de Mato Grosso do Sul o presidente nacional do PMDB – Afro, Jorge Coutinho (PMDB), reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi (PMDB) para discutir o envolvimento amplo e democrático de lideranças políticas para fortalecer ações etnico-raciais dentro de segmentos públicos e suprapartidários do município de Campo Grande.

No encontro, Paulo Siufi ressaltou a importância de expor as deficiências que ainda interferem no processo de desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a população negra no Brasil, dizendo ser necessário agregar aliados para solidificar a luta pela igualdade de condições para assumir, segundo o parlamentar, espaços institucionais e alavancar a cultura afrobrasileira. “O PMDB Afro está crescendo e nós acreditamos que vamos chegar a igualdade social e isso se dará quando lideranças políticas mostrarem vontade de ampliar esse debate com envolvimento de diversos setores da nossa sociedade. A questão racial sempre será olhada de forma intensa e humana”, disse Siufi.

Para Jorge Coutinho é preciso rever o percentual significativo que reúne 62% da população negra do Brasil, para que haja mais inserção de políticas voltadas para esta parcela de cidadãos. “O que falamos não temos retratado. Onde estão esses 62%. A participação do negro é setorizada. O projeto de governo para o negro é cruel. Sem cultura e educação o país não anda, cabe a nós fazermos essa cobrança, mudar realmente”, acrescentou Jorge Coutinho.

Na oportunidade, o vereador Athayde Nery lembrou da aprovação do Plano Municipal de Cultura, criado para o município de Campo Grande que também contempla a cultura afro no município. “O preconceito é silencioso. Tem de discutir mais condições para consolidar ações com muita propriedade com questões que proponham políticas de igualdade étnicoracial”, destacou Athayde Nery.

Fonte: http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=80573