15 de fevereiro de 2012

Petrobras : Primeira mulher na presidência da Companhia


A presidenta da República, Dilma Rousseff, esteve nesta segunda-feira (13/02), no Rio de janeiro, para participar da posse da nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster. Engenheira, funcionária de carreira da empresa há 32 anos, Foster ocupava desde 2007 a diretoria de Gás e Energia. Caberá à executiva, mineira de Caratinga, substituir o economista baiano José Sergio Gabrielli de Azevedo, o mais longevo presidente da Petrobras, titular do cargo por seis anos e sete meses.
Dilma Rousseff, que durante sete anos presidiu o Conselho de Administração da Petrobras, destacou a importância da companhia para o Brasil: “Conheço a competência do corpo funcional desta empresa, que representa a capacidade deste país de superar desafios. Quero despedir-me do Gabrielli, grande companheiro que dirigiu a Petrobras nos últimos anos, e cumprimentar a Graça Foster, que saberá dar continuidade às conquistas da gestão que termina, com toda a capacidade e seriedade que sempre nortearam a sua vida profissional.”
Gabrielli agradeceu aos diretores da Petrobras pela aprendizagem e troca de ideias. “Estou triste por deixar o convívio dessas pessoas tão extraordinárias. Dificilmente encontrarei tanta dedicação, competência e eficiência como nos quadros da Petrobras. Ao mesmo tempo estou alegre por saber que deixo a empresa nas mãos de alguém com a capacidade, lealdade e companheirismo da Graça Foster. É uma craque”, afirmou.
O agora ex-presidente da Petrobras lembrou que, aos poucos, conquistou a confiança do mercado e dos petroleiros e comentou algumas realizações de sua gestão. “Esse desconhecido economista baiano conseguiu superar as desconfianças iniciais do mercado financeiro e das empresas de petróleo. Gostaria de destacar em minha gestão a autossuficiência em petróleo, a expansão do investimento em refino e o retorno à petroquímica, a criação da Petrobras Biocombustível, o marco regulatório do pré-sal.”
Gabrielli também citou a criação das redes temáticas com instituições de pesquisa, a política de conteúdo nacional e maior capitalização da história, cerca de US$70 bilhões, realizada em setembro de 2010. Ele creditou tantas realizações ao fato de ter sido “um maestro de excelentes músicos”. Encerrou o discurso falando da sensação de dever cumprido, “realizado e reconhecido”.
Também compareceram à cerimônia ministros, deputados federais, governadores e prefeitos, entre outras autoridades.

Fonte:  http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/02/13/posse-companhia-tem-primeira-mulher-presidente-em-58-anos/