5 de março de 2012

Centro oferece apoio psicossocial para mulheres vítimas de violência

Corumbá inaugurou no final da tarde desta quinta-feira, 1º de março, o Centro de Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência. Instalado no número 509 da rua Tiradentes, esquina com avenida General Rondon, área central da cidade, o espaço contará com profissionais capacitados para acolher as mulheres que buscarem atendimento. Lá, elas terão acompanhamento psicológico, além de assistências social e jurídica. 
O Centro de Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência faz parte de um convênio firmado pelas três esferas de Governo - Federal; Estadual e Municipal - com o intuito de ampliar a rede de enfrentamento a violência a que é submetida uma parcela das mulheres brasileiras.
"É importante para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar ter um serviço especializado como esse. A instalação desse Centro também a demonstra o compromisso do Estado com a política de enfrentamento da violência contra a mulher", explicou a este Diário a subsecretária Estadual da Mulher e da Promoção da Cidadania, Carla Stephanini.
Ela destacou que Corumbá e outros oito municípios sul-mato-grossenses estão sendo contemplados com esses Centros de Referência e o serviço oferecido conta com uma ampla e extensa rede de atuação.
"É fundamental o trabalho em rede, articularmos uma rede local para coibir essa violência. Esse serviço garante num mesmo local o atendimento sócio-psicológico e jurídico da mulher vítima. Aqui em Corumbá há um termo de cooperação com a Defensoria Pública para atendimento das mulheres. O Centro trabalhará para que ela se fortaleça na decisão de romper o ciclo da violência", observou a subsecretária Estadual da Mulher.
Dados da Subsecretaria Estadual da Mulher e da Promoção da Cidadania apontam que 90% da violência sofrida pelas mulheres são cometidas na própria casa e pelo companheiro ou ex-companheiro. Na maioria dos casos, a vítima não registra o boletim de ocorrência, muitas vezes por medo ou por amar o agressor.

Fonte:  http://www.correiodoestado.com.br/noticias/centro-oferece-apoio-psicossocial-para-mulheres-vitimas-de-v_142819/