6 de março de 2012

Seminário discutirá 80 anos do voto feminino e a reforma política

A Procuradoria Especial da Mulher promoverá nesta terça-feira (6) o seminário “80 Anos da Conquista do Voto Feminino – Mulher no Poder”. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março). O seminário será realizado no auditório Nereu Ramos, a partir das 14 horas.
Participarão da abertura, entre outras convidadas, a procuradora especial da Mulher da Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA); a 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES); a coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Pietá (PT-SP); a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; e a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.
Às 14h30, o vice-presidente do Departamento de Redução da Pobreza e Gestão Econômica do Banco Mundial, Otaviano Canuto, lançará o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2012 - Igualdade de Gênero e Desenvolvimento.
Às 16 horas, as integrantes da Comissão Mista da Reforma Política debaterão o tema “80 Anos do Voto Feminino e a Reforma Política”.
Após o seminário, às 19h30, será aberta a exposição "80 anos do Voto Feminino" na galeria do corredor do Plenário.
Convênio
Na quarta-feira (7), será realizada a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação do Fundo de Desenvolvimento Institucional entre a Câmara/Procuradoria da Mulher e o Banco Mundial, no salão Nobre da Câmara.
O Banco Mundial doou 300 mil dólares à Procuradoria Especial da Mulher, numa parceria inédita na Câmara, para o desenvolvimento de três projetos voltados à defesa dos interesses de gênero.
Os recursos vão financiar a elaboração do Planejamento Estratégico da Procuradoria da Mulher; a criação de um banco de dados para monitoramento de projetos de gênero na Câmara; e a criação de um curso de formação em gênero voltado para o Legislativo.