5 de março de 2012

A conquista do voto feminino

A conquista das mulheres pelo direito ao voto completou 80 anos no Brasil no último dia 24 de fevereiro. Alguém de vocês lembrou desse grande feito? A verdade é que muitas pessoas acabam deixando passar batida uma data tão importante.
Mas o que realmente significa o direito ao voto? Dentre muitas coisas, essa conquista representa a igualdade formal entre mulheres e homens. Ambos podem decidir sobre os rumos da política de sua cidade, estado e país. No entanto, desde seu início a representação feminina na política brasileira tem se mostrado tímida. É só analisar o ranking internacional da Inter-Parliamentary Union (IPU). Nele, o Brasil se encontra atualmente no 142º lugar em número de mulheres eleitas. Perdemos para países como Iraque, Afeganistão, Angola e Moçambique.
Isso nos mostra um triste quadro em que a mulher tem a liberdade de exercer a sua cidadania por meio da política, mas não consegue assumi-la. E isso ocorre porque apesar de várias conquistas sociais e também no mundo do trabalho, ainda somos subjugadas, discriminadas e consideradas por muitos como o "sexo frágil".
Vale lembrar que hoje já somos a maioria do eleitorado brasileiro e acumulamos um maior grau de escolaridade que os homens, com 11 anos em média.
Somos mães, filhas, donas de casa, esposas e profissionais. Atuando nesses diversos papéis desempenhamos uma enorme influência na vida das pessoas, seja ela na esfera pública ou privada. A lição que fica para refletirmos é que temos um grande poder nas mãos. Basta aprender a exercê-lo!!!

Fonte:  http://www.parana-online.com.br/colunistas/312/91027/