6 de março de 2012

País precisa mudar mentalidade sobre violência contra mulher

A ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse nesta segunda-feira (5) que os homens precisam mudar a mentalidade quando o assunto é a violência contra a mulher. Eleonora participou de uma cerimônia do Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, para a renovação do Pacto pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
"Acontece que as políticas são efetivas, mas não acontece uma mudança de mentalidade, sobretudo nos homens, sobre o que significa bater em uma mulher e não bater em uma mulher", disse.
A ministra afirmou que essa mudança de mentalidade é um trabalho que precisa ser feito na base, incluindo creches e escolas. Segundo ela, é preciso "educação". "Vamos chegar produzindo mudança na qualidade, inclusive dos docentes que precisam ser qualificados e preparados constantemente."
Eleonora reforçou a importância da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu em fevereiro deste ano que, a partir de agora, o Ministério Público pode denunciar o agressor nos casos de violência doméstica contra a mulher, mesmo que a mulher não apresente queixa contra quem a agrediu. "A decisão do STF nos legitima e nos subsidia enquanto gestores, enquanto governo, a implementação da Lei Maria da Penha", disse.
O Pacto de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres vai destinar R$ 2,5 milhões do governo federal a ações em estados. O GDF foi o primeiro a receber esse valor.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/03/pais-precisa-mudar-mentalidade-sobre-violencia-contra-mulher-diz-ministra.html