5 de março de 2012

Educação trabalha equidade de gêneros nas práticas curriculares

A educação para construção de relações igualitárias de gêneros integra a estrutura de ações programadas para o segundo ano da campanha ‘Março Sempre Mulher’, lançada nesta quinta-feira (01.03), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso, em Cuiabá, e que conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).
“Temos uma grande preocupação com a formação das pessoas. Trabalhamos no propósito de conseguirmos equidade entre gêneros”, defende Ana Emília Brasil Sotero, da Superintendência de Promoção dos Direitos da Mulher da Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos (Sejudh), organizadora da campanha que conta com o envolvimento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “O que a gente espera por meio de nosso currículo escolar é descontruir alguns conceitos, algumas ideias machistas”, explica Ângela Santos, gerente de Diversidades da Seduc em complemento à fala de Ana Emília.
Ângela pontua que a adoção de práticas diárias, do emprego adequado de estratégias pedagógicas devidamente contextualizadas em aspectos históricos, sociais e culturais, auxiliam no processo de quebra de um ciclo de perpetuação de preconceitos e na construção de novos significados para a relação de gêneros.
Ela avalia que o ambiente escolar é propício a discussão das mais distintas relações dada à diversidade cultural do público atendido. As ações possuem como subsídios as Orientações Curriculares, que contemplam o tema relação entre gêneros atendendo a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
A organizadora da campanha, Ana Emília Sotero, explica que cada um dos parceiros possui um extenso calendário de atividades a ser cumprido até o dia 31 de março. "Todas as ações são importantes. Estamos tratando da construção de políticas públicas".


Fonte: http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=386295