5 de março de 2012

Estudo mostra baixa presença de mulheres em Parlamentos


O número de mulheres em Parlamentos ao redor do mundo é "preocupantemente baixo", de acordo com um relatório divulgado na sexta-feira pela União Interparlamentar (UIP), organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos. O documento indica que a média global avançou apenas meio ponto percentual em 2011, chegando a 19,5 por cento.
No que diz respeito aos assentos parlamentares renovados em 2011 em 69 câmaras legislativas de 59 países, as mulheres obtiveram 21,8% dos lugares, uma proporção similar aos anos anteriores, disse a UIP no estudo "Mulheres no Parlamento 2011".
 "São necessárias uma forte vontade política e a adoção de medidas específicas para romper o bloqueio à partição política das mulheres", disseram em um comunicado a UIP e a ONU Mulheres, a unidade da Organização das Nações Unidas (ONU) para a igualdade de gêneros.
O relatório disse que o problema é simples em muitos países: não há mulheres o bastante concorrendo a um cargo no Parlamento. "Os desafios para as candidatas mulheres incluem fundos insuficientes para fazer campanha, altas expectativas do eleitorado e a natureza antagônica dos partidos políticos competitivos", indicou o relatório.
"Além disso, as mulheres tendem a ter menos recursos à sua disposição, menos experiência em concorrer a um cargo e de falar em público, e falta de apoio dos maridos e da família", disse. "As mulheres têm múltiplos papéis e equilibrar todos eles pode ser muito difícil."
De 188 países, o relatório descobriu que 20 tinham Parlamentos nos quais as mulheres formavam ao menos um terço da representação. Ruanda e Andorra estavam à frente, sendo os dois únicos países com mais de 50%.
Do outro lado da escala, havia sete países sem nenhuma representação feminina: Belize, Micronésia, Nauru, Palau, Catar, Arábia Saudita e Ilhas Salomão. Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU situaram-se no meio. A Rússia tem 13,6% de representação feminina; os Estados Unidos, 16,8%; França, 18,9%; China, 21,3% e Grã-Bretanha, 22,3%.

Fonte:  http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5644164-EI294,00-Estudo+mostra+baixa+presenca+de+mulheres+em+Parlamentos.html